Exportações de mobiliário e colchoaria atingem 1,9 mil milhões de euros, o valor mais alto da década. E quem mais ordena são os assentos.
A indústria do mobiliário e colchoaria fechou 2019 com exportações de 1,9 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 3,7% face ao ano anterior e um valor recorde na década. Os grandes motores desta subida foram os mercados francês (627 milhões de euros, correspondente a uma quota de 37%)) e espanhol (465 milhões de euros e quota de 25%), mas há, também, subida em destinos como a Alemanha (+ 38%) EUA (28%) e Bélgica(29%), anunciou hoje a APIMA, Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins num balanço anual feito com base nos dados do INE.
Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, elege a «aposta das empresas portuguesas na inovação tecnológica, no design e na customização dos produtos» como as chaves para o crescimento do setor. Destaca, também, o «sucesso da estratégia de internacionalização, ancorada nos projetos conjuntos da APIMA e da AICEP, que permitiu a diversificação dos mercados e o crescimento em países particularmente desafiantes, como a Suíça e a Bélgica».