Exportações do setor do mobiliário

Exportações do sector
Outubro 19, 2020
Impacto do coronavírus nas exportações
Outubro 19, 2020

Mais de 1,9 mil milhões de euros de vendas ao exterior (mais 3,7% que no ano anterior), segundo dados apurados pela APIMA, são o melhor ano da década. A taxa de cobertura atingiu, por seu turno, os 184%.

O ano de 2019 representou um valor recorde de exportações para o setor do mobiliário e colchoaria, tendo atingido 1,9 mil milhões de euros de vendas ao exterior (mais 3,7% que no ano anterior), segundo dados apurados pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) junto do Instituto Nacional de Estatística (INE). A consolidação da tendência de afirmação internacional do setor é assim, para a associação, uma realidade, com destaque para os mercados francês (34% do total de exportações), espanhol (25%) e alemão (7%).

Em valor, o mercado francês valeu 627 milhões de euros e o espanhol 465 milhões, mas a associação releva também na ascensão de novos destinos importadores, como o alemão (crescimento de 38%), o americano (28%) e o belga (29%).

Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, elege “a aposta das empresas portuguesas na inovação tecnológica, no design e na customização dos produtos” como as chaves para o crescimento do setor, refere fonte oficial da associação. 

Simultaneamente, aquele responsável destaca “o sucesso da estratégia de internacionalização, ancorada nos projetos conjuntos da APIMA e da AICEP, que permitiu a diversificação dos mercados e o crescimento em países particularmente desafiantes, como a Suíça e a Bélgica”.

+info

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *